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25 de agosto de 2017

Porque é tão importante planejar vendas e operações

Vendas é o motor que movimenta as operações de uma empresa. Se o time comercial não está estruturado para captar clientes, as operações param ou então geram excedentes que acabam não sendo aproveitados pela organização. A consequência direta é prejuízo. Por isso, planejar vendas em conjunto com as operações é essencial.

Fique atento a este post e descubra a importância de planejar vendas e operações na sua empresa!

A importância de planejar vendas

Com o mercado competitivo, manter o fluxo de clientes estável, bem como o ticket médio e o lifetime value, vai se tornando cada dia mais difícil. Novas estratégias precisam ser pensadas e colocadas em prática para atrair leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis.

Sem o planejamento adequado, cada membro da equipe de vendas faz o que acha melhor e define suas próprias metas e métodos, nem sempre contribuindo como deveria para os resultados da empresa.

Por outro lado, se existe alinhamento com as estratégias de negócio e as ações são pensadas com antecipação e baseadas em dados confiáveis, a tomada de decisão se torna mais ágil e efetiva.

Assim, o setor de vendas contribui realmente para que a organização gere negócios e para que o setor de operações possa trabalhar de forma organizada e ágil para atender às demandas do mercado.

A importância de planejar operações

O setor de operações deve trabalhar de acordo com os dados enviados pelo setor comercial. Se a empresa, por exemplo, vende 1000 unidades de um produto por mês, não há motivo para fabricar 1500. Tampouco é preciso manter um estoque com um número excedente tão alto de mercadorias, pois estas podem perder valor no mercado ou sofrer danos que comprometam a venda.

Mas também existe o movimento inverso: a empresa precisa usar toda a sua capacidade produtiva para gerar receita e assim crescer, o que exige que o setor de vendas tenha capacidade de dar vazão à toda produção da empresa.

O equilíbrio dessa balança é o permite que a organização se mantenha competitiva e pronta para suprir as necessidades do público-alvo. Nesse sentido, é preciso planejar as operações em consonância com os objetivos de vendas.

Uma das formas de fazer isso é prevendo as demandas do mercado. O setor de vendas tem o histórico de cada produto ou serviço comercializado e pode esclarecer, por exemplo, qual é a taxa de crescimento de vendas nos últimos meses.

Assim, o setor de operações pode organizar a produção de modo que haja soluções suficientes para atender ao público consumidor sem gerar excedentes de estoque.

Como planejar vendas e operações de forma mais simples

O uso de softwares de gestão é fundamental para auxiliar a planejar operações e vendas. Isso porque os dados de vendas e operações são confrontados de forma automática e a ferramenta traz dados conclusivos sobre cenários e tendências a serem seguidos.

Na previsão de demandas, por exemplo, uma solução de machine learning pode trazer 97% de efetividade nos cálculos. No controle de estoques, é capaz de reduzir até 30% do total de produtos estocados.

Ao final, o que sua empresa tem é aumento de performance e redução de custos, algo que vem sendo buscado mais do que nunca no ambiente corporativo.

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