Close

23 de agosto de 2017

Como a previsão da demanda está ajudando a indústria

Prever o fluxo da demanda de produtos é um aspecto que sempre desafiou companhias de vários segmentos. Circunstâncias como tendências, crises, movimento da concorrência, períodos do ano, dentre outras, influenciam os picos de consumo e nem sempre sabemos como nos preparar.

Em matéria de gestão da demanda, frisamos a importância da análise dos gestores para analisar, prever e agir de acordo com as sazonalidades recorrentes no mercado. O objetivo principal é encontrar o equilíbrio: não ficar sem produtos em estoque nem ter os armazéns abarrotados de mercadorias sem saída.

Para evitar este tipo de situação, soluções de previsão da demanda são fundamentais. Além de automatizadas, permitem que se tenha uma visão geral das necessidades e assim empresas de todos os segmentos têm mais capacidades de se adaptar às circunstâncias pontuais que seu mercado exige.

Fatores determinantes da previsão da demanda

A gestão e previsão da demanda não é uma iniciativa que consome muitos recursos ou esforços de uma companhia – não quando é feita da forma correta. Quando ignorada, pode ter impactos negativos em toda a estrutura da organização. Caso executada com cuidado, faz com que a empresa economize recursos e otimize os lucros.

Por exemplo, não é incomum encontrar casos nos quais a empresa confunde orçamento anual de receitas com projeção da demanda. Este recorte das informações não é suficiente para planejar a cadeia logística de forma que produção, finanças e recursos humanos caminhem alinhados.

Nem tudo pode, efetivamente, ser previsto. Crises não avisam quando chegam e o lançamento de produtos inovadores – e imprevistos – também podem deixar a geração anterior obsoleta de um dia para o outro. Nos outros casos, com a contribuição de uma plataforma especializada, respostas imediatas podem ser obtidas para que a gestão da demanda seja feita corretamente.

Software de Planejamento de Demanda

Uma plataforma de previsão de demanda deve, após ser abastecida com as informações necessárias, ser capaz de identificar padrões comportamentais a partir dos dados, revelando tendências que favoreçam a produtividade e obtenção de resultados.

Com o machine learning, por exemplo, é possível compreender a relação entre cadeia de abastecimento e cadeia logística, otimizando a produção de forma que esta se torne enxuta, mas sem impactar a capacidade de vendas.

Em outras palavras, significa ganhar a capacidade de antecipar as demandas do mercado mesmo antes de elas se concretizarem. Assim, sua empresa age de forma inteligente, tanto na compra de insumos para a produção quanto na forma de comercialização dos produtos acabados.

As consequências podem ser vistas na otimização de recursos, melhores negociações com fornecedores e capacidade de atender a novos mercados com planejamento e eficácia.

Neste sentido, uma ferramenta de análise aproveita todo o potencial que soluções de TI como data warehouse (banco de dados totalmente organizado e que fornece qualquer informação necessária) e business intelligence (processo que busca dar suporte aos gestores do empreendimento por meio da captação, monitoramento e análise das informações obtidas).

Se formos destacar benefícios diretos da previsão da demanda na indústria, poderíamos citar algumas soluções que um software é capaz de proporcionar:

Seguimento de riscos: acompanhamento dos pontos de movimentação, previsão de rupturas e perdas;

Comportamento da demanda: visualização do histórico de vendas, sazonalidades, incidência de campanhas e vários outros fatores que influenciam a produção, distribuição e consumo;

Configuração do processo de previsão: customização de acordo com seu processo produtivo. Agrupar dados segundo suas necessidades de acompanhamento e, assim, ajustar os ciclos de planejamento.

Ao acompanhar e estudar os processos de produção e instrumentos de gerenciamento, uma companhia economiza tempo de fabricação, minimiza o desperdício de matérias-primas não usadas, fortalece o fluxo de caixa e, efetivamente, é capaz de planejar as vendas e operações com mais autonomia e segurança.

A TEVEC espera que você tenha encontrado informações úteis neste conteúdo. Para quaisquer outras dúvidas ou consultas, estamos à sua disposição para ajudar a encontrar as melhores soluções para seu caso específico. Entre em contato, será um prazer começar a conversar com sua companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami